EFEITO DE ESTIMULANTES COMERCIAIS NA ACLIMATIZAÇÃO DE ORQUÍDEAS Cattleya caulescens (Lindl.) Van den Berg (ORCHIDACEAE)”

Resumo: As orquídeas são vegetais pertencentes à família Orchidaceae, que por apresentarem características marcantes, como o seu formato, tamanho e diferentes colorações das flores. Atualmente nota-se uma expansão em sua comercialização principalmente do gênero Cattleya caulescens, devido o interesse desde colecionadores até população em geral. Entretanto, é necessário métodos de propagação eficientes para a propagação da espécie, em larga escala, como por exemplo o método de micropropagação (cultivo in vitro). Porém, estudos com relação ao cultivo ex vitro, e utilização de fitoestimulantes comerciais é incipiente. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi analisar o desenvolvimento das plântulas, sob o efeito de produtos bioestimulantes, composto por 4 tratamentos e 9 blocos, sendo: (T1) – extrato de algas marinhas de Kappaphicus alvarez a 1,5% 150 mL de extrato para 850 mL de água; (T2) – Forth® 5 ml L-1; (T3) – Seacrop® a 1 ml L-1 e (T4) – cloridrato de Tiamina a 500 mg L-1. As plântulas selecionadas foram lavadas em água corrente e colocadas para secar em jornal por dois dias. Logo após colocadas em imersão por cinco minutos em cada solução nutritiva correspondente e plantadas em potes de polietileno. O Delineamento utilizado foi de Blocos Casualizados (DBC) e submetido ao teste de Tukey a 5% de probabilidade para comparação de médias. Sendo observado o Tratamento T3 (Seacrop®) foi o que proporcionou melhor enraizamento em comparação aos demais como também melhor resultado de altura de plantas, número de folhas e de tamanho de raízes sendo o mais indicado para aclimatização de plântulas de orquídeas.

Autores: Jusciléia Isabel Vieira da Paz; Marília Maia de Souza; Carlos Henrique Milagres Ribeiro; Roni Peterson Carlos; Thatyelle Cristina Bonifácio; Glauco Santos França; Queila Gouveia Tavares

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539633-7

Capítulo do livro:

Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta