POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES NA PRODUÇÃO DE SEMENTES DE ESPÉCIES FORRAGEIRAS DE CLIMA TROPICAL

Resumo: Uma boa formação de pastagens começa pela qualidade da semente forrageira. O uso de sementes de baixa qualidade e a escolha indevida da forrageira influenciará diretamente na formação inicial do pasto. No entanto, as espécies forrageiras tropicais exibem algumas dificuldades, como a desuniformidade na maturação e dormência nas sementes, cujo aspectos como natureza, intensidade e persistência não estão totalmente esclarecidos. Além disso, a degrana natural das sementes é uma outra limitação à produção de sementes de espécies forrageiras tropicais, o que diminui a eficiência dos métodos de colheita e prolonga a emissão da inflorescência. Um dos principais problemas relacionados a comercialização de sementes forrageiras tropicais é a estacionalidade característica do mercado, a qual está intimamente associada à época de plantio de pastagens, que ocorre no período de chuvas. Outra dificuldade é ausência de informação legal sobre o uso alternativo para as sobras e descartes de sementes forrageiras quando não atendem os padrões mínimos de qualidade para comercialização.

Autores: Warley Rafael Oliva Brandão; Andréia Márcia Santos de Souza David; Josiane Cantuária Figueiredo; Simônica Maria de Oliveira; Fernando Henrique Batista Machado; Joelma Carvalho Martins

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539633-27

Capítulo do livro:

Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!