AVALIAÇÃO AGRONÔMICA DE CULTIVARES DE SOJA NO VALE DO PARANAPANEMA PAULISTA, SAFRA 2020/2021.

Resumo: Realizou-se a avaliação agronômica de diferentes cultivares de soja nos Municípios de Assis, Cândido Mota e Palmital, localizados no Estado de São Paulo, obtidos na safra 2020/2021. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos inteiramente casualizados, com 20 cultivares e 4 repetições por ensaio, sendo que as médias foram agrupadas pelo teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade. Os caracteres avaliados foram: ciclo, altura de plantas, altura de inserção da primeira vagem (AIPV) e produtividade de grãos. Verificou-se que há diferença na produtividade de grãos, altura de plantas, AIPV e no ciclo entre as cultivares avaliadas nos diferentes ambientes. As cultivares apresentaram altura de plantas e de inserção da primeira vagem adequadas à colheita mecanizada, com valores médios acima de 99 cm e 15 cm, respectivamente. As cultivares CZ 26B42, BRS 1061 e TEC 7022, considerando as médias de produtividades de grãos, apresentaram uma adaptabilidade mais ampla, com produtividades médias superiores nos 03 locais avaliados.

Autores: Sergio Doná; Ricardo Augusto Dias Kanthack; Márcia Marise de Freitas Cação Rodrigues; Julia França Guido; Everton Luis Finoto

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539633-101

Capítulo do livro:

Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!