A importância da nutrição na prática esportiva
“O estado nutricional do atleta pode exercer um impacto significativo no seu desempenho. É muito comum observar toda uma planificação de treinamento ser prejudicada pela alimentação inadequada.” Nesta frase o professor Dr. Ludwig Prokop, chefe do Instituto Austríaco de medicina do esporte, tratou em uma de suas inúmeras publicações um conceito muito importante que envolve o desempenho esportivo, como os atletas se relacionam com a alimentação.
O desempenho esportivo é reconhecidamente envolto de vários fatores, dentre eles, o estado nutricional do atleta é um fator fundamental para que se possa alcançar o máximo de desempenho.
A maior exigência física decorrente da prática esportiva torna necessário a adequação nutricional para macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais), bem como não se pode negligenciar o estado de hidratação do atleta.
Hábitos alimentares alterados por radicalismos alimentares que são difundidos podem levar a prejuízos nutricionais e físicos dos atletas, perda de massa muscular, perda de força, aumento a suscetibilidade a infecções e lesões, bem como o overtraining, que são alguns dos fatores relacionados ao estado nutricional alterado por uma alimentação inadequada.
Toda a adequação nutricional no esporte passa pela análise das exigências físicas e as características da modalidade praticada. Dentre as exigências físicas destaque-se a relação de volume e intensidade e para as características os momentos, formas e locais de oferta de alimentos / suplementos que possam promover o equilíbrio nutricional.
-
6° Encontro de Ciência e Tecnologia de Alimentos – InscriçõesR$100,00 – R$140,00
A visualização das características da modalidade faz com que o nutricionista esportivo ajuste a oferta de alimentos / suplementos de forma distinta, a exemplo de modalidades coletivas em que há tempos de jogo predeterminados, comparados a atletas de modalidades individuais como a corrida, em que existe além da distribuição de hidratação em pontos regulamentares pré-estabelecidos ao longo do percurso, de acordo com a distância / prova realizada a possibilidade de se utilizar acessórios que facilitem o transporte de alimentos / suplementos ao longo da prova.
É importante salientar que o equilíbrio nutricional envolvendo o esporte não está apenas associado ao alto rendimento, mas a todos os entusiastas do esporte. A busca por resultado esportivo, seja para desafios pessoais ou para alto rendimento, é controlada pela relação de volume e intensidade dentro da modalidade praticada, com isso leva-se a maior exigência física o que torna fundamental o equilíbrio nutricional.
Para quem busca mais informações a respeito do tema:
Prokop L. International Olympic Committee Medical Commission’s Policies and programs in nutrition and physical fitness, The American Journal of Clinical Nutrition, Volume 49, Issue 5, May 1989, Page 1065, https://doi.org/10.1093/ajcn/49.5.1065
Lancha Jr. A. H. et al. Suplementação nutricional no esporte. ed. Guanabara Koogan, 2018
Lorenzeti F. M. et al. Nutrição e suplementação esportiva: aspectos metabólicos, fitoterápicos e da nutrigenômica. ed. Phorte, 2015