FAO lança plataforma técnica para agricultura familiar
A ação tem como objetivo promover o compartilhamento de conhecimento e inovação entre nações.
Segundo o site da FAO – A agricultura familiar representa 90 por cento de todas as propriedades agrícolas do mundo, cobrindo uma ampla gama de sistemas de produção e povos, e seu desenvolvimento é a chave para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 1 (sem pobreza), 2 (Sem fome) e 10 (Reduzindo as desigualdades). .
Por isso, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) está lançando uma plataforma técnica sobre agricultura familiar, com o objetivo de fomentar a inovação e o intercâmbio de informações entre as regiões.
Existem mais de 500 milhões de fazendas familiares no mundo e, além de produzir 80% dos alimentos do mundo, muitas delas podem e desempenham papéis fundamentais na preservação da biodiversidade e representam o primeiro passo para a transformação rural.
A FAO está lançando cinco plataformas técnicas, cada uma com escopo global e coordenada por um dos Escritórios Regionais da FAO, para acelerar a adoção de inovações por meio da troca de experiências e conhecimentos.
A Plataforma Técnica Regional para a Agricultura Familiar será coordenada pelo Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe, em linha com a experiência acumulada da região em questões de políticas públicas, instrumentos de política, marcos legais, programas nacionais e capital institucional.
Sobre a plataforma:
A plataforma, oferecida pela FAO como um novo bem público global, coloca à disposição de governos, organizações de agricultores, comunidade científica, formuladores de políticas, setor privado e todos os interessados no desenvolvimento rural um conjunto de ferramentas inovadoras para a troca de experiências e conhecimento especializado.
Ao mobilizar o conhecimento, experiência e melhores práticas existentes em todo o mundo e promover o diálogo, a aprendizagem e a colaboração entre uma ampla gama de parceiros de dentro e fora da FAO, a plataforma visa promover inovações técnicas e institucionais que fortaleçam os agricultores familiares em todo o mundo.
Funciona como uma instalação digital para impulsionar os produtos de conhecimento da FAO, experiência técnica e política e know-how operacional, e também como um “local de convenção” digital, disponibilizando espaços digitais e ferramentas que permitem que parceiros e participantes realizem iniciativas concretas, como webinars, eventos de treinamento, diálogo sobre políticas e viagens virtuais de aprendizagem.
Para saber mais sobre a plataforma, entre no site das referências!
Referência:
https://www.fao.org/newsroom/detail/fao-unveils-new-technical-platform-for-family-farming/en