Compostos encontrados em cascas de frutas trazem benefícios a saúde humana
A revisão realizada por pesquisadores da Guru Nanak Dev University, e publicada com o título “Phenolic composition, antioxidant potential and health benefits of citrus peel” no jornal Food Research International, traz um olhar para a casca de frutas cítricas como potencial fonte substancial de compostos naturais que melhoram a saúde.
Sendo as cultivadas em maior abundância no mundo, as frutas cítricas são conhecidas por suas propriedades antioxidantes que trazem benefícios para a saúde humana. Sua casca representa de 40 a 50% da massa total da fruta, e, geralmente, é considerada um desperdício. Porém, é fonte de compostos naturais, particularmente compostos fenólicos e carotenoides.
Muitos produtos farmacêuticos importantes podem ser produzidos a partir da casca de cítricos (CP). Esse é uma fonte facilmente disponível, econômica e ingredientes bioativos para a indústria farmacêutica. Podendo ser utilizado como medicamento e/ou como suplemento alimentar.
Os benefícios para a saúde advindos da casca de cítricos vem, principalmente, dos ácidos fenólicos e flavonoides. Os flavonoides cítricos são poderosos antioxidantes e potentes catadores de radicais que ajudam na prevenção de doenças que ocorrem devido a espécies reativas de oxigênio (Ashraf, Butt, Iqbal, & Suleria, 2017). Os flavonoides de frutas cítricas apresentam propriedades benéficas à saúde, incluindo atividades antioxidantes, cardioprotetoras, anticancerígenas e anti-inflamatórias.
Para sua efetiva aplicabilidade é necessário que os procedimentos de isolamento dos compostos fenólicos sejam eficientes e não prejudiciais ao ambiente. Outra forma de usá-lo é incorporando-o indiretamente, o que é uma forma econômica para utilização efetiva, mas deve ser livre de toxinas microbianas e pesticidas nocivos.
A casca de cítrico é fonte promissora de fitoquímicos que podem ser empregados em alimentos e empregados em tratamento de doenças. Suas aplicações farmacêuticas e alimentícias são formas atraentes para sua aplicação, já que são fontes de antioxidantes.
Quer saber mais? Entre no link das referências!
Essa e outras notícias você pode encontrar no blog da Agron Food Academy, vamos ajudar a divulgar a ciência!
Referência: Singh, B., Singh, J. P., Kaur, A., & Singh, N. (2020). Phenolic composition, antioxidant potential and health benefits of citrus peel. Food Research International, 132, 109114. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0963996920301393?casa_token=McnccT8PmzUAAAAA:4qhkyYwxaJ3jKWDsRJr1yjg14tGOa0C0C7394jf7o4BhJdqXDqlllccJLyBxI7brV1cYhGWL