PERFIL DE CONSUMO DE PRODUTOS À BASE DE PESCADO

Resumo: O pescado é considerado um alimento de alto poder nutricional, especialmente como fonte de proteínas, no entanto, este tem muita susceptibilidade ao desenvolvimento e ação de micro-organismos deteriorantes, que usufruem das suas características intrínsecas, como a alta atividade de água, a baixa acidez e a oxidação. Como alternativa de contornar esta situação e promover o alto, diversificado e seguro consumo da carne de pescado, a indústria de alimentos vem investindo no desenvolvimento de produtos inovadores para este ramo. Como forma de avaliar o perfil consumidor e a aceitabilidade, é interessante a aplicação de pesquisas de mercado. Portanto, objetivou-se com este trabalho realizar um levantamento sobre o perfil de consumo de produtos à base de pescado. A pesquisa seguiu METODOLOGIA de aplicação de questionário através da ferramenta online (Google Forms), que ficou disponível nas redes sociais por 10 dias para coleta de respostas pelos entrevistados. No questionário continham perguntas objetivas e dissertativas, enfatizando o perfil demográfico das pessoas e com relação ao consumo de pescado e seus derivados. Os resultados demonstraram que 95% dos entrevistados conhecem o que é pescado, e entre esses, 90% consome. A finalidade do consumo está relacionada ao fato de ser considerado um alimento saudável (45%) e para diversificar o cardápio (30%). Os principais produtos consumidos são filé, peixe inteiro, empanado e sardinha em lata. O trabalho aponta um perfil consumidor de produtos à base de pescado que preza pela qualidade nutricional, saúde e que está associada ao consumo de formas mais comuns desse alimento.

Autores: Andressa Gonçalves de Santana; Leidiana Elias Xavier; Maria Ester Maia Evangelista; Mateus Gonçalves Silva; Tiago da Nóbrega Albuquerque; Thamirys de Luna Souza; Wisla Kívia de Araújo Soares

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539633-89

Capítulo do livro:

Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!