INFLUÊNCIA DA FAIXA DE PESO AO ABATE SOBRE O RENDIMENTO DE CORTE DA TILÁPIA DO NILO

Resumo: A aquicultura é considerada um dos sistemas de produção de alimentos que vem se desenvolvendo a cada dia, sendo a produção de peixe mais conhecida como piscicultura. O rendimento das partes comestíveis é um dos critérios para a escolha dos peixes cultivados, sendo a tilápia do Nilo a segunda espécie de peixe mais cultivada, pois apresenta carne branca, textura firme, sabor delicado, sem espinha em “Y” e nem odor desagradável. Objetivou-se com este trabalho avaliar o rendimento de corte da tilápia do Nilo abatida sob diferentes faixas de peso. O experimento foi realizado no município de Três Marias, MG, na propriedade Morada dos Peixes. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado com 3 tratamentos de acordo com a faixa de peso ao abate, sendo: 400g – 600g (P¹), 600g – 800g (P²) e 800g – 1000g (P³) com 10 repetições cada, totalizando 30 unidades experimentais. Após a filetagem, foi avaliado a relação em porcentagem de filés com pele; porcentagem de filé sem pele; porcentagem de filé sem pele e sem filetinho e porcentagem de resíduos (cabeça, rabo, nadadeiras, vísceras). Os dados foram avaliados através do teste Tukey a 5% de probabilidade. As faixas de peso se diferenciaram estatisticamente apenas para a porcentagem de resíduo, onde a faixa P³ obteve melhores resultados, ou seja, menor proporção. Desta forma, recomenda-se o abate de tilápias entre 800 – 1000g por apresentar menor rendimento de partes não comestíveis.

Autores: Lilia Gabriele Oliveira Nascimento; Luiz Fernando Rocha Botelho; Maria Clara Grossi Andrade; Marcília Medrado Barbosa; Hérick Pachêco Rodrigues; Taylan Andrade Silva; Lays de Oliveira Silva

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539633-150

Capítulo do livro:

Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!