COMPOSIÇÃO BIOATIVA E ATIVIDADES BIOLÓGICAS DO NONI: REVISÃO

Resumo: Noni (Morinda citrifolia L., família Rubiaceae) produz fruto semelhante ao das espécies de Annonaceae. É cultivado em muitos países como cultura alimentar. No Brasil, o fruto é ainda pouco conhecido, sendo consumido na forma in natura ou quando destinado ao processamento agroindustrial. Tem sido apontado como fruto de grande expressão socioeconômica no mundo devido a sua composição química diferenciada e potenciais funcionais significativos. A literatura relata quantidades apreciáveis de pigmentos como os flavonoides e carotenoides, além de compostos fenólicos totais nos frutos, o que os torna ainda mais valiosos como alimento nutracêutico. A ampla utilização dos seus frutos com propósito medicinal e a ausência de informações sistematizadas sobre a caracterização dos compostos bioativos e ações farmacológicas justificam a importância dessa revisão. Em virtude de suas propriedades terapêuticas ainda não serem bem compreendidas, e devido à sua importância na fitoterapia, novos estudos fitoquímicos devem ser conduzidos sobre a espécie e em especial aos seus frutos a fim de detalhar os possíveis benefícios voltados à promoção da saúde humana.

Autores: Leirson Rodrigues da Silva; Ana Rosa de Figueiredo; Milena Maria Tomaz de Oliveira; Thayane Rabelo Braga Farias; Renata de Almeida Freitas

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539633-106

Capítulo do livro:

Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta