Back

ELABORAÇÃO DO IOGURTE GREGO E DIFERENÇAS PARA O IOGURTE TRADICIONAL: UMA REVISÃO

Resumo: O iogurte do tipo grego (labneh) é um produto fermentado, produzido pelo processo de eliminação do soro do iogurte através do processo de dessoragem e vem ganhando cada dia mais consumidores em todo o mundo principalmente no Brasil. Essa revisão sistemática teve como objetivos analisar e discutir os dados e informações provenientes de estudos sobre produção e características do iogurte tipo grego, evidenciando suas diferenças com relação ao iogurte tradicional. Devido a Pandemia, toda a pesquisa foi realizada de forma online. As referências bibliográficas foram obtidas a partir das bases de dados do Google Acadêmico e do Scielo e regulamentos como Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal  – RIISPOA e Ministério da Agricultura, Pecuária e AbastecimentoMAPA procurando palavras-chave como iogurte, iogurte grego, labneh e padronização. Os dados da literatura mostram que existem diversos tipos de iogurte tipo grego distribuídos pelo mundo e que isso se deve à falta de padronização do mesmo, além disso, a literatura considera o iogurte tipo grego como um iogurte tradicional até determinado momento de sua fabricação. Desse modo, a principal diferença entre o iogurte tradicional e o labneh (iogurte grego) é a textura e consistência, sendo esta característica obtida através da dessoragem, etapa onde o iogurte é transferido para sacos de pano, e logo após é drenado, facilitando assim a remoção do soro.

Autores: Diogo Marques da Silva; Keyvisson Henrique Verissimo de Lima; Marianne de Siqueira Rodrigues, Lúcia Raquel Ramos Berger; Gerla Castello Branco Chinelate

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539640-8

Capítulo do livro:

A indústria de alimentos e a economia circular: alimentando uma nova consciência

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply