Back

BACTÉRIAS ÁCIDO LÁTICAS NA GERAÇÃO DE PEPTÍDEOS BIOATIVOS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Resumo: As Bactérias Ácido Láticas (BALs) são microrganismos seguros e vastamente utilizados na indústria de alimentos. Seu sistema enzimático é composto por diversos tipos de enzimas proteolíticas, capazes de hidrolisar substratos proteicos e liberar moléculas denominadas de peptídeos bioativos, a partir da estrutura proteica nativa. Além disso, esses microrganismos são capazes de sintetizar bacteriocinas, que são peptídeos antimicrobianos. Os peptídeos bioativos vêm sendo constantemente associados a geração de benefícios à saúde da população, por auxiliar na manutenção da fisiologia normal do organismo ou desempenhar atividades contra distúrbios como infecções bacterianas, hipertensão, câncer e regulação do sistema imune. Sendo assim, a presença destas substâncias em alimentos se torna essencial para o aumento da qualidade e perspectiva de vida dos consumidores. O objetivo desta revisão de literatura foi associar a capacidade das proteases sintetizadas pelas BALs, na hidrólise de substratos proteicos para liberar peptídeos bioativos. Bem como, demonstrar diferentes tipos de atividades biológicas que estas moléculas podem desempenhar, auxiliando na promoção da saúde, a partir do consumo de produtos contendo bactérias ácido láticas, ou peptídeos derivados de sua hidrólise. O presente trabalho foi realizado na forma de revisão narrativa sobre o tema, através de buscas de artigos científicos em revistas acadêmicas disponíveis on-line. A partir do levantamento bibliográfico conduzido, foi constatado a eficiência das BALs de liberar peptídeos bioativos das proteínas alimentares nativas, com atividades antimicrobiana, antioxidante, anti-hipertensiva e imunomoduladora, auxiliando assim, na promoção da saúde dos consumidores de produtos contendo estes microrganismos.o.

Autores: José Erick Galindo Gomes; Guilherme Lorencini Schuina; Talita Camila Evaristo da Silva Nascimento; Bruna Maria Salotti de Souza; Keila Aparecida Moreira

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539640-21

Capítulo do livro:

A indústria de alimentos e a economia circular: alimentando uma nova consciência

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply