Back

SORO DO LEITE: QUALIDADE NUTRICIONAL, TÉCNICO-FUNCIONALIDADE E POTENCIAL BIOLÓGICO

Resumo: O soro do leite é obtido majoritariamente a partir da produção de queijos. É um coproduto de elevada importância nos laticínios, devido ao elevado volume produzido, atraente qualidade nutricional e inúmeras funcionalidades. Dentre as potenciais aplicações destaca-se a utilização como ingrediente em formulações de diversos alimentos, visando melhorar as propriedades técnico-funcionais dos produtos elaborados como: solubilidade, capacidade de retenção de água, emulsificação, formação de espuma, viscosidade, gelificação, entre outras. Além disso, os peptídeos derivados da hidrólise das proteínas do soro do leite apresentam grande potencial biológico com inúmeros benefícios à saúde, desempenhando propriedades biológicas como atividade antioxidante, anti-hipertensiva, antimicrobiana e imunoestimulante. Apesar de suas inúmeras qualidades e de seu amplo espectro de possibilidades de utilização, o soro de leite, ainda é considerado como efluente por alguns laticínios, sendo muitas vezes descartado de forma incorreta, acarretando malefícios ao meio ambiente devido sua elevada demanda bioquímica de oxigênio. Desta forma, essa revisão apresenta a qualidade nutricional e o potencial técnico-funcional e biológico do soro do leite destacando as alternativas para seu adequado aproveitamento, minimizando o impacto ambiental e oportunizando uma maior lucratividade para as indústrias.

Autores: Lorena Soares Xavier; Jeferson Silva Cunha; Ana Flávia Coelho Pacheco; Arthur Pompilio da Capela; Isabela Soares Magalhães; Bruno Ricardo de Castro Leite Junior

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539633-94

Capítulo do livro:

Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply