MISTURA MINERAL OU CLORETO DE SÓDIO EM SUPLEMENTOS PARA BOVINOS DE CORTE NA TERMINAÇÃO EM PASTEJO

Resumo: Aventa-se a hipótese de que a substituição da mistura mineral por cloreto de sódio nos suplementos de baixo consumo não influencie o desempenho dos animais e a rentabilidade do sistema de produção. Objetivou-se avaliar o desempenho, a rentabilidade e as características de carcaça de bovinos em terminação, alimentados com suplementos contendo cloreto de sódio ou mistura mineral na composição. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado e os animais foram distribuídos aleatoriamente em seis tratamentos, que consistiram no oferecimento de distintos suplementos: SC = pasto + cloreto de sódio; MM = pasto + mistura mineral; USC = pasto + ureia associada ao cloreto de sódio; UMM = pasto + ureia associada à mistura mineral; SMSC = pasto + suplemento múltiplo contendo cloreto de sódio; SMMM = pasto + suplemento múltiplo contendo mistura mineral. Suplementos múltiplos contendo mistura mineral na formulação proporcionam maior ganho em peso total e ganho médio em peso corporal, comparativamente aos tratamentos suplementos múltiplos contendo sal comum, ureia associada à mistura mineral e sal comum. O desempenho ponderal dos animais alimentados com os diferentes tipos de suplementos não resulta em rentabilidade dos tratamentos utilizados, com valores de índice benefício-custo próximos e negativos. No período pós-suplementação (período chuvoso), observa-se manifestação do crescimento compensatório apenas dos animais do tratamento USC em relação aos animais dos tratamentos UMM e SMSC. Os distintos suplementos utilizados no período seco do ano não implicam em efeito residual sobre as características de carcaça dos bovinos, abatidos após o período chuvoso subsequente à suplementação na seca.

Autores: Dorismar David Alves; Jamille Tayenne Estevão Silva; Adriano Mendes Vasconcelos; Gabriel Carvalho Rezende Velasquez Santos; Janiquele Soares Silva Batista; Bianca Rodrigues Domingos; Gabriel Santos Souza David

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539633-61

Capítulo do livro:

Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!