Back

MÉTODOS DE CONTROLE NO MANEJO DE CYPERUS ROTUNDUS NA HORTICULTURA

Resumo: Cyperus rotundus L. apresenta-se entre as plantas daninhas mais invasivas e de difícil manejo no mundo, podendo causar grandes perdas em áreas agrícolas. A presente revisão busca apresentar as características reprodutivas e de adaptação ecofisiológica de C. rotundus e as práticas recomendadas para o manejo da espécie na horticultura. A sua forma de propagação, principalmente vegetativa via tubérculos, é um dos principais entraves no manejo na horticultura. Assim, tem-se buscado métodos mais eficazes de manejo dessa espécie que visem à redução na densidade populacional e na viabilidade de tubérculos. O controle dessa espécie daninha por práticas mecânicas e físicas não é recomendado, devido a sua facilidade de propagação pela via vegetativa. Os métodos mais eficazes de controle de C. rotundus devem visar à redução na densidade e na viabilidade de tubérculos, a fim de promover a redução de sua população, uma vez que os tubérculos podem permanecer dormentes no solo por longos períodos. Nesse sentido os métodos culturais, com uso de plantas de maior porte e de rápido crescimento, associado ao uso de halosulfuron methyl e glyphosate apresentam-se como eficientes no controle da espécie e na redução de seus propágulos nas áreas.

Autores: Richardson Fernandes de Souza, Luan Mateus Silva Donato, Guilherme Augusto de Paiva Ferreira, George Lucas Pereira Menezes, Nicolle de Oliveira Soares, Leonardo David Tuffi Santos

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539633-50

Capítulo do livro:

Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply