BIOLOGIA E MANEJO DE Eleusine indica

Resumo: O capim pé-de-galinha, Eleusine indica (L.) é uma gramínea C4 anual que se desenvolve espontaneamente em todo o território brasileiro. Essa espécie está entre as gramíneas mais problemáticas do mundo, tendo registro em 60 países em mais de 50 tipos de cultura. Para essa espécie existem relatos de resistência em 12 países, sendo primeiro caso no Brasil em 2003 na cultura da soja aos herbicidas cyhalofop-butyl, fenoxaprop-ethyl e sethoxydim. No ano de 2016 nas culturas de milho, soja e trigo ao glyphosate. Em 2017 foi o último caso registrado para as culturas de feijão, milho, algodão e soja aos herbicidas fenoxaprop-etil, glyphosate e haloxifop-metil, com resistência múltipla. Os fatores que favorecem a seleção de biótipos resistentes são características relacionadas às plantas daninhas, aos herbicidas e também as práticas culturais. Para o bom controle de plantas daninhas é necessário conhecer diversificadas práticas de manejo na agricultura, para reduzir as perdas de rendimento resultantes de infestações por plantas daninhas. O objetivo dessa revisão foram: identificar características morfológicas dessa espécie e de competição, mecanismo de sobrevivência e os danos que causam.

Autores: Ana Karoline Silva Sanches; Ana Paula Werkhausen Witter; Daniel Nalin; Lucas Matheus Padovese; Matheus Luiz de Oliveira Freitas; Daniela Ribeiro; Jamil Contantin

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539633-49

Capítulo do livro:

Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!