ESTRUTURA DOS BANCOS DE GERMOPLASMA E SUA INTEGRAÇÃO NOS PROGRAMAS DE CONSERVAÇÃO

Resumo: As constantes mudanças climáticas que vem ocorrendo mundialmente têm preocupado a comunidade científica no que diz respeito à conservação dos recursos genéticos animais, principalmente as raças que estão localmente adaptadas às diversas regiões, e tem ganhado importância no meio. Em meio às questões demonstradas, no contexto da conservação do recurso genético animal surge à necessidade de iniciativas sustentáveis para o uso da biodiversidade biológica, assim encaixam-se as estratégias de conservação ex situ e in situ, que estão sendo usadas para assegurar a variabilidade genética de diversas raças. Dentre as vantagens desses sistemas, destaca-se a possibilidade de registrar e organizar minuciosa e sistematicamente a informação, agrupá-la e mantê-la atualizada. O Banco de Germoplasma Animal vem cumprindo o seu papel de armazenar o material genético das raças ameaçadas de extinção. A preocupação de uma produção sustentável, as raças naturalizadas vêm, pouco a pouco, sendo reinseridas em sistemas de produção. Suas características de adaptação e resistência a parasitas e de tolerância a algumas enfermidades têm atraído um interesse cada vez maior por parte dos responsáveis por programas de melhoramento animal. E, como resultado, várias delas vêm encontrando nichos de mercado que serão fundamentais para afastá-las cada vez mais da ameaça de extinção.

Autores: Nágela Maria Henrique Mascarenhas; Dermeval Araújo Furtado; Luís Paulo Firmino Romão da Silva, Lídia Paloma da Silva Nogueira, José Antônio Pires da Costa Silva, Mailson Gregório Gonçalves, Semirames do Nascimento Silva

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539633-39

Capítulo do livro:

Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!