CARACTERÍSTICAS MORFOGÊNICAS E PRODUTIVAS DE Megathyrsus maximus cv. MOMBAÇA E cv. ARUANA SOB DIFERENTES NÍVEIS DE FÓSFORO

Resumo: O fósforo (P) é um macronutriente essencial para o desenvolvimento das plantas. Em solos tropicais a baixa disponibilidade de P é um fator limitante para a produtividade das pastagens. O objetivo deste trabalho foi avaliar as características morfogênicas e produtivas de cultivares de Megathyrsus maximus em resposta a diferentes níveis de fósforo na fase inicial de crescimento. O experimento foi realizado em casa de vegetação, as mudas das cultivares Mombaça e Aruana foram transferidas para solução hidropônica, contendo três doses de fósforo (0,2; 1 e 5 mM de KH2PO4), correspondentes a baixo, médio e alto nível de P. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado e os tratamentos foram dispostos em arranjo fatorial, com três repetições e três plantas vaso-1. Após 15 dias de crescimento nas concentrações de P, foram determinadas as características morfogênicas, a produção de biomassa, o crescimento radicular e o teor de P nos tecidos vegetais. O alto nível de P aumentou o perfilhamento da Mombaça, porém, o número de folhas foi reduzido. Não houve diferença significativa das doses de P no desenvolvimento da Aruana, exceto para a taxa de alongamento foliar. Em baixo nível de P, constatou-se menores pesos fresco e seco, tanto da parte aérea quanto radicular e também redução significativa para todos os parâmetros de crescimento radicular e acúmulo de P nos tecidos de ambas as cultivares. A cv. Mombaça apresentou maior alongamento foliar, produção de parte aérea e desenvolvimento do sistema radicular, sendo mais eficiente na utilização de P em relação a cv. Aruana.

Autores: Lorrayne Guimarães Bavaresco; Juliana de Carvalho Ferreira; Alessandra Ferreira Ribas

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539633-34

Capítulo do livro:

Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!