EXTRAÇÃO DA PROTEÍNA E ANÁLISE DOS PERFIS HEMAGLUTINANTE E ANTICOAGULANTE COM SANGUE HUMANO “O” POSITIVO, DE FRUTOS DA CASTANHOLA (TERMINALIA CATAPPA LINN.)
Resumo: Nos cotilédones de algumas sementes podem conter proteínas com atividades biológicas específicas, como as lectinas que são capazes de aglutinar eritrócitos, ou inibidores de proteases que agem anticoagulantes naturais que regulam a atividade de proteases. Assim, este trabalho teve por objetivo realizar a extração das proteínas presentes nos cotilédones da semente da castanhola em pHs diferenciados, além de verificar a presença de compostos com atividades anticoagulante e hemaglutinante. Foi então realizada a extração das proteínas, verificando-se a atividade hemaglutinante, anticoagulante e também a concentração de proteínas pelo método do Biureto. Os resultados indicaram não haver a presença de lectinas ou inibidores por não haver atividade coagulante e hemaglutinante nas amostras. Utilizando o método do Biureto foi possível perceber que a concentração de proteína foi baixa, o que pode sugerir que a concentração do extrato poderia não ser suficiente para as atividades testadas, sugerindo-se realizar novamente os testes com maiores concentrações.
Autores: Ana Thaís Campos de Oliveira; Fernanda Tayla de Sousa Silva; Luis Kenedy Alves Rocha Filho; Otaniel Lima de Oliveira; Renata Chastinet Braga
DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539633-24
Capítulo do livro:
Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades