Back

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA, QUÍMICA, BÍOQUIMICA E MICROBIOLÓGICA DA PITAYA VERMELHA (Hylocereus costaricensis) MINIMAMENTE PROCESSADA ARMAZENADA SOB REFRIGERAÇÃO

Resumo: A partir do processamento mínimo notou-se um aumento no consumo de frutas e hortaliças devido à praticidade de serem prontas para o consumo. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi à caracterização física, química, bioquímica e microbiológica da pitaya vermelha (Hylocereus costaricensis) minimamente processada armazenada sob refrigeração. As frutas foram obtidas de uma propriedade localizada na cidade de Marília/SP, em seguida transportadas para o Laboratório de Físico-Química da FATEC/Marília. As pitayas passaram pelas etapas do processamento mínimo e após foram armazenadas a 5°C durante 12 dias. Os parâmetros físicos e químicos foram avaliados a cada 3 dias durante 12 dias e os bioquímicos nos dias 0, 9 e 12, na polpa congelada em freezer a -80°C. As análises microbiológicas foram realizadas com 0 e 12 dias de armazenamento. Os valores de pH, não apresentaram diferenças estatísticas durante o período de armazenamento, já a acidez titulável (AT) e os sólidos solúveis (SS) demostraram variação estatística com o decorrer do armazenamento (p<0,05), verificando-se que os teores de SS aumentaram e AT diminuíram. Para os teores de vitamina C e pectinas totais e solúveis não foram verificadas diferenças estatísticas (p>0,05) ao longo do armazenamento. Em relação as análises microbiológicas, a pitaya minimamente processada se encontrou dentro dos limites estabelecidos pela legislação. As etapas do processamento mínimo foram conduzidas com boas práticas de fabricação baseando-se na ausência de micro-organismos obtidos ao longo do período de armazenamento. A vida útil da pitaya vermelha minimamente processada foi de 12 dias sob uma temperatura de 5°C.

Autores: Juliana Audi Giannoni, Kely Braga Imamura, Pedro Henrique Silva De Rossi, Vanessa Bento Da Silva, Sheila Satiko Yani, Claudia Dorta, Monise de Souza Coelho.

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539633-18

Capítulo do livro:

Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!