Back

ZONEAMENTO BIOCLIMÁTICO PARA PRODUÇÃO DE VACAS LEITEIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Resumo: A pecuária leiteira apresenta grande influência dos elementos climáticos no conforto térmico animal e na produção leiteira. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é realizar o zoneamento bioclimático para vacas leiteiras no estado do Paraná utilizando índices térmicos de temperatura e umidade (ITU). Foram coletados dados climáticos de temperatura média do ar e umidade relativa para 399 municípios através da plataforma National Aeronautics and Space Administration / Prediction of Worldwide Energy Resources – NASA / POWER no período de 1990-2020. O bem estar animal foi determinado através do índice de temperatura e umidade (ITU), atribuindo classes de conforto térmico para as vacas leiteiras em produção. As estações da Primavera e verão demonstram temperatura média doar mais elevadas, enquanto que, Outono e inverno apresentam os menores e maiores valores de umidade relativa respectivamente. O ITU apresentou maiores valores em localidades com temperaturas médias mais elevadas. As estações do outono e inverno apresentaram ITU abaixo de 69 sendo classificadas com índice de conforto normal em 100% do estado, retratando condições favoráveis à produção leiteira. As estações da primavera e verão apresentaram estresse térmico com ITU acima de 72 na região norte do Paraná, classificando a região com índice de conforto crítico, causando reduções na produção leiteira. O Paraná apresenta condições de conforto térmico favoráveis à exploração da bovinocultura leiteira com pequenas restrições, referentes às estações mais quentes, o que torna indispensável a utilização de técnicas de manejo eficientes para reduzir o estresse ambiental e maximizar o potencial produtivo.

Autores: Rafael Fausto de Lima; Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido; Gabriel Henrique de Olanda Souza; José Reinaldo da Silva Cabral de Moraes; Guilherme Botega Torsoni; Gabriel Fausto de Lima

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539633-147

Capítulo do livro:

Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply