Back

USO DO FRUTA-PÃO COMO REVESTIMENTO COMESTÍVEL PARA CONSERVAÇÃO DE MELÃO MINIMAMENTE PROCESSADO

Resumo: Uma tecnologia que pode ser empregada para o aproveitamento do fruta-pão é a extração do amido para utilização como recobrimentos comestíveis em frutas e hortaliças, que visa aumentar a vida útil dos frutos, mantendo suas características de qualidade. Diante disso, objetivou-se com este trabalho utilizar o amido extraído do fruta-pão como recobrimento comestível em melão ‘pele de sapo’ minimamente processado, avaliar a eficácia do recobrimento e o uso do armazenando refrigerado na qualidade pós-colheita dos frutos minimamente processados. Foram aplicando então os seguintes tratamentos: Trat.1: água destilada + PVC e Trat.2: (2% de Amido do Fruta-pão + 2% de Glicerol + PVC) que foram armazenados em BOD a 3 °C (802%UR) durante 10 dias. As avaliações foram realizadas a partir do tempo zero (+1) (após o processamento e aplicação dos tratamentos), em períodos regulares com intervalo de 2 dias durante o armazenamento (0, 2, 4, 6, 8 e 10 dias) para as características físicas, físico-químicas e de compostos bioativos. O experimento foi então conduzido em delineamento inteiramente casualizado em fatorial experimental 2 x 6, com três repetições. O estudo forneceu evidências de que os melões minimamente processados, submetidos ao tratamento com 1% de cloreto de cálcio e revestido com 2% Amido do Fruta-pão 2% de Glicerol + PVC apresentaram resultados satisfatórios quanto aos teores de ácido ascórbico, sólidos solúveis, flavonoides e compostos fenólicos, sendo o tratamento aplicado e o revestimento utilizado considerado uma estratégia excelente para manter a qualidade do produto e o conteúdo dos seus nutrientes.

Autores: Rosenildo dos Santos Silva; Adriana Ferreira dos Santos; Maria Eduarda Paz de Lima; Alison dos Santos Oliveira; Sara Morgana Felix de Sousa; Lídia Paloma da Silva Nogueira; Moisés Sesion de Medeiros Neto

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539633-125

Capítulo do livro:

Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply