Com a facilidade de acesso aos computadores, pesquisadores e a indústria de alimentos foram movidos a explorar métodos que auxiliem no controle microbiológico e nos fatores que influenciam na segurança e na qualidade dos alimentos, por meio do uso da microbiologia preditiva, uma importante área da microbiologia de alimentos capaz de predizer, a partir do uso de modelos matemáticos, o crescimento, a inativação e a sobrevivência de micro-organismos deteriorantes e patogênicos na cadeia de produção de alimentos.
Ao participar do curso “Microbiologia preditiva como ferramenta para avaliação do comportamento microbiano nos alimentos”, os participantes compreenderão como usar as ferramentas de microbiologia preditiva para garantir a segurança dos alimentos. Essas habilidades podem ser usadas na formulação de produtos, na determinação da vida útil de alimentos e do efeito dos processos alimentares sobre o comportamento microbiano.
O curso está incluso na II Semana Nacional da Microbiologia de Alimentos na Indústria. Terá 5 horas de carga horária, será gravado e disponibilizado por 30 dias a partir do dia 21 de fevereiro de 2022 e dará certificado ao final.
Ministrantes
Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Goiano (IFGoiano). Coordenador do Curso Técnico em Alimentos na modalidade EaD. Graduado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e mestre em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Doutor em Engenharia de Alimentos pela UFSC e pela Universidad de Burgos – UBU, Espanha, na área de concentração em Processos Biotecnológicos e Cinética Microbiana Aplicada. Atua na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Preditiva Aplicada à Alimentos (modelagem matemática; softwares; estudo da vida útil de produtos cárneos; bactérias ácido-lácticas) e Biologia Molecular de Microrganismos.
Graduado em Engenharia de Alimentos pela Escola de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, mestre em Engenharia de Alimentos pela UFSC e doutor em Biociencias y Ciencias Agroalimentarias pela Escuela Internacional de Doctorado en Agroalimentación da Universidad de Córdoba, Espanha, com período de estágio doutoral no Institut de Recerca i Tecnologia Agroalimentàries, Catalunya, e no National Food Institute of Technical University of Denmark. Professor Assistente (B)-2 do Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Rondônia. Pesquisador Colaborador do Grupo de Investigación Higiene Bromatológica (HIBRO, PAIDI AGR-170) do Departamento de Bromatología y Tecnología de los Alimentos de la Universidad de Córdoba (Espanha). Membro do Young International Committee on Predictive Modelling in Food (YICPMF). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Engenharia de Alimentos, atuando nos seguintes temas: microbiologia preditiva, microbiologia de alimentos, otimização e aplicação de culturas bioprotetoras em produtos de pescado e cárneos, desenvolvimento de processos e produtos, tecnologias emergentes de conservação de alimentos, atividade enzimática microbiana e reaproveitamento de resíduos agroindustriais.
Course Features
- Lectures 3
- Quiz 0
- Duration Lifetime access
- Skill level Todos os níveis
- Students 207
- Certificate Yes
- Assessments Yes