Back

EFEITO DO AMBIENTE NA PRODUÇÃO DE LEITE

Resumo: A zona de conforto térmico dos animais refere-se a uma faixa de temperatura onde não se necessita de mudanças fisiológicas ou comportamental para manter a temperatura corporal, nessa faixa ocorre a maior eficiência produtiva. Assim, objetivou-se avaliar a influência dos fatores climáticos através do Índice de Temperatura Equivalente (ETI) sobre a produção de leite. Os animais experimentais foram vacas multíparas da raça Girolanda. O sistema de produção era de pastejo rotacionado em Panicum maximum cv. Mombaça, associado ao fornecimento de concentrado com 24% PB e cevada no período seco e apenas suplemento mineral e cevada no período das águas. Avaliou-se as correlações do ETI e a produção por vaca e a média do rebanho. Os valores médios de ETI foram 24,5 e 33,1 de julho a agosto e setembro a janeiro, respectivamente. A correlação foi negativa entre ETI e produção de leite (R=-0,8215; p<0,05). Em regiões tropicais com vacas leiteiras com capacidade de produção acima de 15 litros deve-se utilizar ferramentas para controle das condições climáticas para que não haja prejuízo à produção leiteira.

Autores: Anna Cláudia Cardoso Paimel; Eduarda Caroline Kichel Cuff; Eduardo Ivan de Souza; Marina Pereira Souza Coutinho; Carla Heloisa Avelino Cabral; Carlos Eduardo Avelino Cabral; Isis Scatolin de Oliveira

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539633-132

Capítulo do livro:

Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply