Back

Tapioca rica em vitamina A é desenvolvida

A produção da tapioca rica em vitamina A foi feita através da adição de micropartículas de carotenoides criadas pelo estudo

Segundo o portal da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pesquisadores do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional da UFPB desenvolveram um estudo cujo objetivo era produzir uma tapioca fortificada com vitamina A como uma opção de merenda nas escolas.

A pesquisa foi tema de doutorado da Gisleânia Parente, do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA/CTDR).

Inicialmente, a doutoranda realizou a caracterização e das melhores condições de produção da goma da tapioca. Um resultado inovador está relacionado ao estudo do sistema com alta concentração de amido. De acordo com a co-orientadora do estudo, ninguém no mundo havia conseguido estudar sistemas com mais de 25% de amido, enquanto os pesquisadores conseguiram realizar o estudo com a tapioca que tem entre 40 e 45% de amido.

Então, a estudante realizou a caracterização da goma de tapioca, em parceria com a Universidade de Minessota, nos Estados Unidos, e com o Departamento de Engenharia de Materiais da UFPB.

Por último, foi desenvolvida uma micropartícula de carotenoides que se transformam em vitamina A, a partir do suco da cenoura, que foi aplicada à goma de mandioca, resultando, assim, em uma tapioca fortificada com carotenoides.

A tapioca produzida fica com uma cor alaranjada, que pode até mesmo ficar mais atraente para as crianças. Os resultados do estudo indicam que a textura e a elasticidade do produto não foram alteradas, restando fazer estudos para avaliar o sabor da tapioca fortificada.

O produto pode ser muito importante para ajudar na fortificação de crianças por meio da merenda escolar, compensando o deficit de vitamina A. O desenvolvimento das micropartículas de carotenoides está em processo de patenteamento.

Referência

  1. Pesquisadores da UFPB desenvolvem tapioca colorida rica em vitamina A [Internet]. 2021 [acesso em 2021 Jul 26]. Disponível em: https://www.ufpb.br/ufpb/contents/noticias/pesquisadores-da-ufpb-desenvolvem-tapioca-colorida-rica-em-vitamina-a

Graduada em Ciências Físicas e Biomoleculares pela Universidade de São Paulo – USP (2017). Durante a graduação, trabalhou com expressão, purificação e caracterização biofísica de proteínas, e na área de terapia fotodinâmica aplicada à inativação de microrganismos. Atualmente, é mestranda em Biotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos –UFSCar, trabalhando no desenvolvimento de filmes e fitas de frutas comestíveis como veículos para probióticos.

Leave A Reply