Back
Suco de laranja

Suco de laranja probiótico com ação contra L. monocytogenes é desenvolvido por pesquisadores

Suco de laranja probiótico foi desenvolvido por pesquisadores.

Estudos demonstram que os produtos lácteos são os principais alimentos que carregam bactérias probióticas em sua composição.  No entanto, com o aumento das alergias, intolerância à lactose e outras doenças que não permitem a ingestão desses tipos de produtos, a indústria de alimentos e a tecnologia estão continuamente aumentando a fabricação de bebidas probióticas de origem vegetal inovadoras.

Tendo em vista esta problemática, pesquisadores da Universidade do Oeste de São Paulo desenvolveram um suco de laranja probiótico.

A fruta escolhida por eles foi a laranja pois seu suco é o mais consumido no mundo, principalmente devido ao seu sabor agradável e também devido ao fato de que o Brasil é maior produtor mundial de suco de laranja, representando um de seus principais produtos de exportação.

Os pesquisadores objetivaram no estudo a caracterização do isolado CE51 como uma cepa potencial probiótica e desenvolver uma bebida probiótica de suco de laranja.

A bebida probiótica foi desenvolvida com suco de laranja concentrado, sem adição de conservantes e açúcar, em pH 4,5 e 6,5, com um inóculo inicial de 106 UFC/mL. Os sucos foram armazenados a 4 °C e 30 °C por até 35 dias, a fim de verificar qual isolado tinha ação contra a bactéria patógena. Apenas um isolado apresentou atividade antimicrobiana contra Listeria monocytogenes que foi geneticamente identificado como Pediococcus acidilactici CE51. O potencial probiótico foi confirmado por sua resistência ao pH ácido e presença de sais biliares.

As duas formulações de suco probiótico apresentaram contagens entre 7,2 e 8,5 log UFC/mL após 35 dias a 4 °C e 30 °C, indicando que o  suco de laranja poderia atuar como uma matriz alimentar ideal para a bebida probiótica de Pediococcus acidilactici CE51.

Além disso, os resultados encontrados pelos pesquisadores mostraram que Pediococcus acidilactici apresenta excelente capacidade probiótica e que sua bacteriocina pode ser um dos critérios para estabelecer o controle contra L. monocytogenes presente nos alimentos, além de atuar como um potencial bioconservador. 

Leia mais:

Não é permitido adicionar feed RSS à página inicial deste site porque isso poderia gerar um loop que deixaria seu site lento. Tente usar outro bloco, como o de posts mais recentes, para listar os posts do site.

Referência:

Development and viability of probiotic orange juice supplemented by Pediococcus acidilactici CE51. Karolinny Cristiny de Oliveira Vieira, Camila Da Silva Ferreira et al. LWT, 130, 8 2020

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!